Disciplina |
Ementa |
Introdução às tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
Necessidades e perspectivas do ensino na era digital. Importância do curso tecnologias digitais para
o professor. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e demais ferramentas tecnológicas
disponibilizadas para o curso. |
Metodologia da Pesquisa |
Origem das ciências modernas e evolução do pensamento científico. O processo de construção do
conhecimento. Sistematização do trabalho científico. Métodos e tipos de pesquisa. O planejamento da
pesquisa. |
Sociedade, Educação e Tecnologia |
Estuda os novos paradigmas e os processos de tecnologização na sociedade. Linguagens, tecnologias e
novos espaços de educação. As possibilidades e limites do uso das tecnologias na Educação Básica e
Ensino Superior como mediadores do ensino e da aprendizagem. O contexto político, social, econômico
e o acesso às tecnologias. |
Formação de Professores e Práticas Pedagógicas com Tecnologias
|
A formação do professor no contexto mundial e no Brasil: delineamentos legais e conceptuais. A
docência na Cibercultura. Os saberes necessários para um professor na cibercultura. O professor na
contemporaneidade e na sociedade do conhecimento: os desafios da exclusão social e do analfabetismo
digital. Possibilidades metodológicas para inserção das TIC no processo de ensino e aprendizagem.
|
Educação, Redes Sociais e Cultura Digital |
Desenvolvimento de atitudes para pesquisar, construir, produzir, publicar, interagir e se comunicar
digitalmente. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos para educação. Cultura digital. Redes
sociais no cotidiano das gerações de nativos e imigrantes digitais. Influências e impactos do uso
das redes sociais na educação. Interfaces de conteúdo e de comunicação online. Aplicativos
específicos para o desenvolvimento de propostas de ensino e aprendizagem. |
Tutoria e Docência On-line |
Professor/Tutor na EAD. Aprendizagem na modalidade a distância. Conceito de ambientes virtuais.
Proposta de uma aula a distância usando AVAs. Interação nesses ambientes virtuais: desafios e
possibilidades. |
Pesquisa Orientada I |
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC, sua elaboração e
publicação. Elaboração do Projeto de Pesquisa. |
Pesquisa Orientada II |
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (Monografia ou Artigo),
sua elaboração e publicação. Orientação direcionada ao acompanhamento da redação final do TCC.
Análises de produzidos no desenvolvimento do material didático/objetos de aprendizagem. Observação
quanto à coerência, a lógica teórica do texto elaborado. Apresentação final do TCC. |