Introdução Às Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC
|
Necessidades e perspectivas do ensino na era digital. Importância do curso tecnologias digitais
para o professor. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e demais ferramentas tecnológicas
disponibilizadas para o curso. |
Infâncias, Crianças e História da Educação Infantil |
Estudo das concepções de infância, criança e educação infantil em diferentes momentos
históricos, até a contemporaneidade. As diferentes formas de ser criança, a visibilidade da
infância para cada grupo e em cada época/tempo cronológico e psicológico desta fase do ciclo de
vida. As crianças e a diversidade nas culturas contemporâneas. A construção da identidade
pessoal e coletiva (etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística,
religiosa, etc.) nas interações, relações e práticas cotidianas da cultura contemporânea.
Interações sociais, afetividade e aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural. A história
da educação infantil no Brasil. |
Políticas Públicas Educação Infantil |
A Educação Infantil na legislação brasileira. As políticas públicas vigentes para a Educação
Infantil. Políticas de atendimento às crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Direito da criança à
educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à
Educação Infantil. Documentos orientadores de políticas de educação infantil. A Educação
Infantil no contexto local: história, concepções e situação do atendimento. Aspectos históricos,
legais e pedagógicos. |
Currículo e Educação Infantil |
O conceito do currículo nas diferentes teorias. Currículo como uma construção histórica na
relação com as políticas sociais. O currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil.
Currículo, Identidade e diversidade na educação infantil. Análise das tendências da organização
curricular na Educação Infantil: áreas do desenvolvimento e áreas do conhecimento. Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Propostas pedagógicas. Projeto
político-pedagógico e seu comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças, com a
prática inclusiva e com a valorização da diversidade sociocultural no cotidiano de creches e
pré-escolas. |
Organização Didático-Pedagógica na Educação Infantil
|
A especificidade de creches e pré-escolas quanto a organização e gestão do espaço e tempo, a
agrupamentos das crianças e as possibilidades de convivência com diferentes faixas etárias, a
inserções e transições casa-escola, creche-pré-escola, pré-escola - primeiro ano do Ensino
Fundamental, a rotinas de atividades. Planejamento e avaliação na Educação Infantil. Observação,
registro e documentação pedagógica. Interrelações entre educar, cuidar e brincar, mente e corpo.
O lúdico como eixo integrador do trabalho docente. Construção da linguagem musical e suas
implicações no desenvolvimento cognitivo, afetivo, sociocultural e psicomotor de crianças de 0 a
5 anos. A Criança e a Psicomotricidade. A Matemática na Educação Infantil. Arte e cultura:
apreciar-conhecer-produzir. Literatura na educação infantil. Relação entre oralidade e cultura
escrita. |
Metodologia Da Pesquisa |
A importância científico-social da pesquisa educacional no contexto das ciências e da sociedade.
A pesquisa em educação e na Educação Infantil. O projeto de pesquisa: consistência teórica e
delineamento. Método científico e pesquisa em educação. Abordagens qualitativas e quantitativas:
características, limites e possibilidades. Pesquisas no campo da Educação Infantil: principais
tendências ao longo da história e cenário atual. Pesquisa com crianças: metodologias
investigativas. Relação entre pesquisa e prática docente na educação infantil: Problematização e
implementação de ações pedagógicas a partir da observação, do registro, do planejamento e da
avaliação sobre a prática educativa e pedagógica na Educação Infantil. |
Pesquisa Orientada I |
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (Monografia
ou Artigo), sua elaboração e publicação. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Apresentação do
Projeto. |
Pesquisa Orientada II |
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (Monografia ou
Artigo), sua elaboração e publicação. Planejar os procedimentos teórico-metodológicos da
pesquisa, elaboração dos instrumentos de coleta dos dados. Elaboração dos dados e informações.
Análise dos dados e informações. Apresentação da primeira versão do TCC. Orientação direcionada
ao acompanhamento da redação final do TCC. Observação quanto à coerência, a lógica teórica do
texto elaborado. Apresentação final do TCC. |