Oficina de Pesquisa Histórica |
Estudos dos métodos, fontes e técnicas de pesquisa. Discussão das propostas de pesquisa
apresentadas pelos alunos. Elaboração de um pré-projeto de pesquisa. |
Seminário de Pesquisa Orientada I |
Orientação sobre as atividades e procedimentos de pesquisa. Redação do projeto de pesquisa.
Apresentação, discussão e análise dos resultados parciais da pesquisa. |
Seminário de Pesquisa Orientada II |
Orientação dos procedimentos de pesquisa. Produção do Trabalho de Conclusão de Curso.
Apresentação, discussão e análise dos resultados finais da pesquisa. |
Seminário de Estado, Democracia e Políticas Públicas
|
Estudo do Estado, origem e principais modelos; esfera pública e esfera privada; democracia e
capitalismo; políticas públicas; evolução do Estado no Brasil; democracia e capitalismo no
Brasil. |
Seminário Temático I – Experiência da Diáspora Africana:
Identidade, Cultura |
Estudo das relações da África com o Atlântico. Estudo das relações do Brasil com o Atlântico.
Discussão da diáspora africana. Análise da presença dos africanos e seus descendentes nas
sociedades do Novo Mundo, suas ações políticas, econômicas, culturais e religiosas. |
Seminário Temático II – Experiências do Atlântico: Economia,
Política e Sociedade |
Estudo da circularidade de pessoas, ideias, projetos econômicos, políticos e culturais. Análise
da articulação e reorganização dos espaços sociais e urbanos. Discussão da relação portos e
cidades entre si, com a hinterland e como o mundo atlântico. |
Fundamento e Metodologia do Ensino de História |
Estudo das teorias e as práticas pedagógicas. Análise de temas e problemas de abordagens dos
conteúdos de História. Discussão dos meios de articulações entre o ensino e a pesquisa no
processo de ensino-aprendizagem. |
Tópicos I – Educação para Diversidade Étnica e Racial |
Estudo dos conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença. Estudo
dos grupos étnicos “minoritários” e das políticas afirmativas para populações étnicas e
políticas afirmativas específicas em educação. Discussão das práticas de racismo, discriminação
e das perspectivas didático-pedagógica de educação anti-racista. Currículo e política
curriculares. História e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos. Análise da
etnociências na sala de aula. |
Tópicos II – Educação Ambiental |
Definição e conceito de Educação Ambiental. Estudo dos elementos da História da Educação
Ambiental. Estudo da legislação ambiental. Análise de problemas ambientais em escala global.
Discussão sobre a Escola, o Projeto Pedagógico e a Educação Ambiental. Discussão sobre o
desenvolvimento sustentável e a educação: produção cultural, qualidade de vida, equilíbrio
ecológico, preservação ambiental de bens naturais e culturais. Produção subsídios para a prática
da Educação Ambiental. |
Tópicos III – Educação e Novas Tecnologias |
Estudo da utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Discussão das
implicações pedagógicas e sociais desse uso e a elaboração de material audiovisual. Investigação
sobre as principais questões técnicas e pedagógicas relativas ao uso do computador e da
tecnologia digital. Construção de estratégias de utilização de meios variados como Internet,
CD-ROM, vídeo, áudio e material impresso processo ensino-aprendizagem. |