Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana

Disciplina Ementa
Oficina de Pesquisa Histórica Estudos dos métodos, fontes e técnicas de pesquisa. Discussão das propostas de pesquisa apresentadas pelos alunos. Elaboração de um pré-projeto de pesquisa.
Seminário de Pesquisa Orientada I Orientação sobre as atividades e procedimentos de pesquisa. Redação do projeto de pesquisa. Apresentação, discussão e análise dos resultados parciais da pesquisa.
Seminário de Pesquisa Orientada II Orientação dos procedimentos de pesquisa. Produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Apresentação, discussão e análise dos resultados finais da pesquisa.
Seminário de Estado, Democracia e Políticas Públicas Estudo do Estado, origem e principais modelos; esfera pública e esfera privada; democracia e capitalismo; políticas públicas; evolução do Estado no Brasil; democracia e capitalismo no Brasil.
Seminário Temático I – Experiência da Diáspora Africana: Identidade, Cultura Estudo das relações da África com o Atlântico. Estudo das relações do Brasil com o Atlântico. Discussão da diáspora africana. Análise da presença dos africanos e seus descendentes nas sociedades do Novo Mundo, suas ações políticas, econômicas, culturais e religiosas.
Seminário Temático II – Experiências do Atlântico: Economia, Política e Sociedade Estudo da circularidade de pessoas, ideias, projetos econômicos, políticos e culturais. Análise da articulação e reorganização dos espaços sociais e urbanos. Discussão da relação portos e cidades entre si, com a hinterland e como o mundo atlântico.
Fundamento e Metodologia do Ensino de História Estudo das teorias e as práticas pedagógicas. Análise de temas e problemas de abordagens dos conteúdos de História. Discussão dos meios de articulações entre o ensino e a pesquisa no processo de ensino-aprendizagem.
Tópicos I – Educação para Diversidade Étnica e Racial Estudo dos conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença. Estudo dos grupos étnicos “minoritários” e das políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Discussão das práticas de racismo, discriminação e das perspectivas didático-pedagógica de educação anti-racista. Currículo e política curriculares. História e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos. Análise da etnociências na sala de aula.
Tópicos II – Educação Ambiental Definição e conceito de Educação Ambiental. Estudo dos elementos da História da Educação Ambiental. Estudo da legislação ambiental. Análise de problemas ambientais em escala global. Discussão sobre a Escola, o Projeto Pedagógico e a Educação Ambiental. Discussão sobre o desenvolvimento sustentável e a educação: produção cultural, qualidade de vida, equilíbrio ecológico, preservação ambiental de bens naturais e culturais. Produção subsídios para a prática da Educação Ambiental.
Tópicos III – Educação e Novas Tecnologias Estudo da utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Discussão das implicações pedagógicas e sociais desse uso e a elaboração de material audiovisual. Investigação sobre as principais questões técnicas e pedagógicas relativas ao uso do computador e da tecnologia digital. Construção de estratégias de utilização de meios variados como Internet, CD-ROM, vídeo, áudio e material impresso processo ensino-aprendizagem.