Introdução à EAD |
Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EAD: processos de
comunicação, processos de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no
contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação.
Metodologias Digitais. |
Política e Sociedade |
Formas de governo e regimes políticos. Estado e desenvolvimento. Federalismo. Estado e
sociedade no Brasil: participação social. Representação política e sistemas partidários:
processo eleitoral brasileiro. Sistema político e instituições públicas brasileiras:
presidencialismo de coalizão; relações entre os poderes; e judicialização da política. |
Políticas Públicas |
Modelos de decisão e o papel dos atores políticos: parlamentos, partidos, grupos de
interesse, estruturas institucionais e mídia. O ciclo das políticas públicas: formulação,
implementação, acompanhamento e avaliação. A participação da sociedade no ciclo das
políticas públicas. Globalização e políticas públicas. Tendências e questões atuais neste
campo de estudo. |
Gestão Pública |
Gestão pública como campo interdisciplinar. Teorias e modelos da Administração Pública: a
visão clássica da dicotomia entre política e administração; as abordagens políticas da
administração pública; a “Nova Gestão Pública”; e a abordagem da governança e do setor
público não estatal. Transparência, accountability e responsiveness: as relações entre
demandas, políticas, ação governamental, controles e resultados. Experiências de inovação e
reforma administrativa na União e nos entes federados brasileiros: desburocratização,
regulação, descentralização, parcerias, participação social e governo eletrônico. |
Metodologia da Pesquisa |
Ética em pesquisa, comitê de ética e plágio acadêmico. Delimitação do objeto de pesquisa:
tema, problema, justificativa e objetivos; Revisão da literatura: estado da arte do
problema. Estratégias metodológicas da pesquisa: (i) a complementariedade das abordagens
qualitativa e quantitativa; (ii) tipos de pesquisa com ênfase em estudo de casos e projetos
de intervenção; (iii) técnicas e instrumentos de levantamento de dados; (iv) tratamento,
análise e apresentação dos resultados. Orientações e Normatizações para Redação Científica
(uso das normas da ABNT). |
TCC |
(CONFORME REGULAMENTAÇÃO DE CADA IPES) |
Educação Pública no Brasil: Legislação e Sistemas de
Avaliação |
Histórico da Educação no Brasil. Reforma do Estado e políticas educacionais Legislação
Educacional. Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e
Parâmetros Curriculares. Planos Nacionais de Educação. Novas tecnologias e currículo.
Globalização, Políticas educacionais e Diagnóstico da educação no Brasil: sistemas nacionais
e internacionais de Avaliação da Educação. Dimensões, indicadores e índices de avaliação da
qualidade em educação. Qualidade da educação pública como promotora do desenvolvimento e de
reduções de iniquidade sociais: experiências internacionais. |
Planejamento financeiro e patrimonial em Organizações de
Ensino |
Definição de Fundeb e principais fontes de financiamento da educação. Noções de Orçamento e
Contabilidade aplicadas a instituições de ensino. Controle de caixa. Controle de materiais.
Controle de contas a pagar e a receber. Controle de patrimônio. Execução de recursos
associados ao Fundeb (ou outras fontes de financiamento da educação) e prestação de contas.
Planejamento Financeiro de Eventos. Noções de projetos de captação de recursos. Estudos de
casos aplicados. |
Gestão de Pessoas na Escola |
Abordagens e modelos de gestão de pessoas. Liderança e motivação: teorias e críticas.
Políticas e gestão estratégica de pessoas na Administração Pública. Gestão de competências e
desenvolvimento de pessoas. Gestão de pessoas no contexto da organização moderna. Tendências
da área de gestão de pessoas no serviço público. Estudos de casos aplicados. |
Projeto Pedagógico na Gestão Escolar |
Análise do Projeto Político-Pedagógico: conceitos político administrativos de participação,
investigação, identificação e alternativas na solução de problemas administrativos e
educacionais. Procedimentos para elaboração e ou revisão de projetos pedagógicos. Debate e
discussão de políticas de controle social. Estudos de casos aplicados. |
Elaboração e Avaliação de Projetos na Escola |
Conceitos básicos sobre projetos na escola. Tipologia, políticas públicas e estruturação de
projetos. Técnicas de elaboração e avaliação de projetos. Abordagens tradicionais versus
princípios ágeis. Técnicas e ferramentas ágeis. Planos auxiliares: comunicação, risco e
responsabilidades. Aspectos administrativos e legais. O papel do gestor escolar no
delineamento, na execução e na finalização do projeto. |
Processos Administrativos e Prestação de Contas na
Educação |
Abordagens conceituais sobre processos; organizações educacionais e fomento e suas múltiplas
configurações; Direito Administrativo e respectivas orientações; critérios de
responsabilização; características da responsabilização; parcerias, fomentos e suas
configurações; fases de instrução, defesa, julgamento e prescrição; padrões para prestação
de contas; necessidade da capacitação e qualificação das pessoas; e necessidade legal e
formas de prestação de contas no setor da Educação. |